Este é meu primeiro post e queria dar as boas vindas a todos que a partir de hoje estarão lendo e se beneficiando de alguma forma com o conteúdo deste Blog. Resolvi então falar sobre um assunto recorrente nos tempos atuais, que é a falta de consciência e de planejamento dos jovens atuais no que diz respeito às suas finanças.Ontem estive olhando no site da Gazeta do povo de Curitiba uma reportagem que foi publicada no dia 30/05/2010, mas que não mudou muito seu panorama até a data de hoje, sobre o endividamento dos jovens (para ler acesse aqui). Uma pesquisa encomendada pelo jornal apontou que 46% dos jovens curitibanos entre 18 e 21 anos têm dívidas.
Em um primeiro momento pode não ser alarmante, entretanto é algo que precisa ser observado pela sociedade. O acesso a serviços financeiros é muito fácil e o desejo de consumir, normal em qualquer ser humano, pode potencializar o endividamento do jovem, que por sinal torna-se cada vez mais precoce. E caso esse jovem tenha problema com suas finanças a quem irá recorrer? Alguns têm a sorte de ter pais educados e com bom-senso para ensinar-lhes o caminho mais seguro para a independência financeira, agora os outros provavelmente recorrerão aos amigos ou à internet porque os professores de matemática ainda não lecionam finanças.
Agora, muito mais importante do que ter um cidadão com finanças saudável é ter um país saudável financeiramente. Nós brasileiros precisamos poupar mais para podermos investir e conseqüentemente crescer. Enquanto a China poupa 40% de sua renda e a Índia 30% o Brasil não passa dos 20%. É por essa razão que os asiáticos crescem 10% e 7% respectivamente e nós não passamos dos 4% ao ano. Não podemos contar com a ajuda do governo, portanto o desenvolvimento do nosso país está diretamente relacionado a capacidade dos cidadãos pouparem e é por essa razão que a Educação Financeira já deveria estar presente nas escolas há MUITO TEMPO.
Todos por um país mais EDUCADO e CONSCIENTE financeiramente!!!! :]